seguranca do trabalho campinas

SESMT – Conheça esse serviço e suas funções no dia a dia da empresa

05 dez SESMT – Conheça esse serviço e suas funções no dia a dia da empresa

A proteção e a segurança do funcionário no seu ambiente laboral deve ser a prioridade de qualquer empresa e qualquer empregador. Para tal, é importante que haja uma equipe multidisciplinar capaz de fiscalizar e promover a segurança e o bem-estar dos funcionários.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) reúne um grupo formado por profissionais com o objetivo de promover a saúde e a segurança do funcionário no ambiente de trabalho da empresa. Entre as diversas especializações, estão médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, etc.

A existência do SESMT é uma obrigatoriedade para empresas, públicas ou privadas, e órgãos públicos que possuam empregados regidos pela CLT. O número de profissionais, a formação exigida e a carga horária variam de acordo com o grau de risco da atividade principal da empresa e da quantidade de funcionários.

FUNÇÕES DO SESMT

O objetivo principal do SESMT é zelar pela segurança e pela saúde dos colaboradores da empresa, buscando reduzir ou eliminar os riscos existentes no ambiente laboral.

Para isso, o grupo realiza diversas atividades para conscientização, educação e orientação dos funcionários, visando à prevenção dos acidentes e das doenças ocupacionais. O grupo também pode organizar programas, treinamentos, palestras e campanhas para instruir os funcionários sobre os riscos e como se prevenir.

O SESMT também assume outras funções igualmente importantes na empresa. São algumas delas, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 4:

– aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador;

– determinar, quando todas as medidas adotadas de engenharia de segurança e medicina do trabalho não forem suficientes para a eliminação do risco, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), de acordo com o que determina a NR-6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;

– colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas da empresa;

– responsabilizar-se tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos;

– manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR-5;

– analisar e registrar em documento(s) específico(s) todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vítima, e todos os casos de doença ocupacional, descrevendo a história e as características do acidente e/ou da doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do(s) indivíduo(s) portador(es) de doença ocupacional ou acidentado(s);

– a elaboração de planos de controle de efeitos de catástrofes, de disponibilidade de meios que visem ao combate a incêndios e ao salvamento e de imediata atenção à vítima deste ou de qualquer outro tipo de acidente estão incluídos em suas atividades.

O SESMT é essencial para o dia a dia da empresa, funcionando como o fiel da balança, que irá prezar pela saúde dos colaboradores e pela aplicação da lei e das normas regulamentadoras, avaliando a segurança do ambiente laboral e elaborando projetos e ações de melhorias para torná-lo cada vez mais protegido.

SOLUÇÃO EPSSO

A EPSSO oferece a terceirização do SESMT da sua empresa. Alocamos dentro dos nossos cliente Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho e realizamos a Montagem de Ambulatório Médico com Médicos e Técnicos de Enfermagem, conforme a NR 4 preconiza.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Sem comentários

Deixe seu comentário