OUTUBRO ROSA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.

OUTUBRO ROSA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO CÂNCER DE MAMA.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O mês é celebrado com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Mais do que qualquer outra parte do corpo humano, os seios são fonte de variadas simbologias nas diferentes culturas. Símbolo de feminilidade, eles são ao mesmo tempo fonte de inspiração, desejo e ternura. Mas a mama também adoece.

Entre as doenças que atingem essa glândula, a que mais preocupa é o câncer. De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama são de aproximadamente 60.000 casos. Conclui-se que é a quinta causa de morte em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Então, lembre-se, mulher: a realização dos exames de rotina é muito importante. Quanto mais precoce for o diagnóstico, a chance de fazer cirurgias menores, menos mutiladoras, com uso de menos medicamentos é maior e possui mais chances de cura. A fase ideal para se descobrir um câncer é antes que ele apresente sintomas. O autoexame ajuda e deve ser feito uma vez por mês, na semana seguinte ao término da menstruação. Porém, o melhor exame com comprovação científica que diminui a mortalidade por câncer de mama é a MAMOGRAFIA.

O importante é focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais. 

Previna-se! Ame-se! Cuide-se!

No Comments

Post A Comment