Retorno ao trabalho: saiba quais medidas tomar contra o COVID-19 na sua empresa.

Retorno ao trabalho: saiba quais medidas tomar contra o COVID-19 na sua empresa.


Um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade e empresas nos últimos meses, inclusive no último século, tem sido a pandemia do COVID – 19. Alguns problemas sociais como desemprego, ansiedade e depressão tem causado grandes impactos na população.

Como consequência disso, há a necessidade das empresas se atentarem a esse tipo de comportamento vindo de seus colaboradores e dar o suporte necessário para manter a empresa saudável.

No novo cenário que se instalou é fundamental agir com rapidez para responder a essa crise, retomando as atividades com proteção aos trabalhadores dentro desse “novo normal” adotando ações preventivas de SST (Segurança e Saúde do Trabalho) para possibilitar que as empresas continuem com suas operações.

Outra forma de driblar essa situação tem sido o modelo de home office que tem ajudado muito no distanciamento social, porém mesmo assim é importante dar atenção a esses colaboradores que muitas vezes se sentem sozinhos e isolados, já que estavam acostumados com o ambiente de trabalho mais acolhedor e ainda não tem previsão para voltarem à rotina.

Dessa forma, torna-se importante assegurar um diálogo ativo com o trabalhador e estar ainda mais próximo dele, mesmo distante, tocando sobre assuntos como riscos e impactos da pandemia na vida do mesmo e o seu retorno ao trabalho ou não.

Na implementação de ações e medidas protetivas é necessária a cooperação de todos, além do apoio dos profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). A equipe da EPSSO conta com profissionais capacitados para ajudar sua empresa no retorno seguro ao trabalho, entretanto, além de cuidar da integridade física do seu time, é preciso cuidar da saúde mental deles também.

Uma solução que tem sido muito adotada pelo setor empresarial é o Plano Affinity Diamante da EPSSO que contempla 20 horas de apoio psicológico aos colaboradores, afinal cuidar do seu time é preocupar-se com a sua empresa e consequentemente com a sua produtividade.

No Comments

Post A Comment