APR – O que é e qual a importância do documento para a Segurança do Trabalho

APR – O que é e qual a importância do documento para a Segurança do Trabalho

O ambiente de trabalho pode conter diversos riscos para a vida e a saúde do funcionário. Por esse motivo, é necessário elaborar um documento com o intuito de preestabelecer os possíveis riscos que possam ser gerados a partir da execução de determinadas atividades. Esse documento é intitulado Análise Preliminar de Riscos (APR).

O QUE É A APR?

A Análise Preliminar de Riscos nada mais é que um estudo prévio e rigorosamente detalhado de todos os ambientes laborais e as atividades exercidas neles, com o objetivo de apontar os riscos e perigos que os funcionários, o meio ambiente e o patrimônio estão suscetíveis, além de indicar quais as medidas de proteção, coletiva e individual, devem estar disponíveis para que as atividades laborais sejam feitas com segurança.

Esse documento deverá ser elaborado por um engenheiro ou técnico de segurança do trabalho, sendo necessária também a participação do gestor e outros colaboradores, que irão contribuir para um resultado mais eficaz e assertivo.

É importante ressaltar que, caso esse documento seja voltado para o ambiente de trabalho na indústria da construção, a NR 18 solicita a emissão de ART específica para esse tipo de documento.

O QUE DEVE CONSTAR NO DOCUMENTO?

A elaboração do documento deverá seguir alguns passos predeterminados. Primeiramente, é preciso identificar os perigos e listá-los. Isso feito, deverão ser listadas as causas, as vulnerabilidades, os grupos e as propriedades expostas aos riscos. Na sequência, são avaliadas as consequências e os danos que esses perigos podem causar. Após essa avaliação, é hora de planejar as medidas de controle dos riscos e aplicar correções de falhas.

A APR também prevê alguns pontos importantes para o dia a dia da empresa. Aponta antecipadamente os possíveis riscos e suas potenciais consequências, cria planos de restrição de danos para minimizar ou limitar riscos prejuízos e lesões, define os responsáveis pelas ações de segurança em cada setor da empresa e, por fim, é feita uma conscientização com todos os funcionários com relação ao conteúdo da APR.

A Análise Preliminar de Riscos deve conter uma linguagem simples e não utilizar um vocabulário muito técnico. Lembre-se, ela deve ser facilmente compreendida por qualquer funcionário, independentemente do seu nível hierárquico dentro da empresa. Por isso, na elaboração da APR, é conveniente o uso de fotos dos EPIs, imagens das atividades, ilustrações de atitudes certas e erradas, entre outros recursos que facilitem a leitura e compreensão do conteúdo.

O documento não tem um modelo específico a ser seguido, mas deve conter alguns itens de extrema importância, como:

– Nome da Empresa;

– Nome e função dos responsáveis pela aplicação do APR;

– Data da análise

– Tarefa ou atividade a ser executada e sua descrição;

– Riscos do trabalho a ser executado;

– Listagem e descrição dos EPIs e EPCs utilizados na realização da atividade analisada;

– Normas de segurança a serem adotadas.

QUAL A IMPORTÂNCIA PARA A EMPRESA?

A APR é fundamental para o controle e a prevenção de riscos, sendo uma das medidas mais eficazes para a segurança das empresas. Sua importância se dá por identificar, de forma antecipada, os riscos das atividades que serão desenvolvidas, definir responsabilidades na redução de acidentes, indicar as medidas de proteção necessárias, fortalecer a prevenção de riscos e auxiliar na conscientização dos funcionários com relação aos perigos que os circulam.

A EPSSO possui consultores e especialistas que podem auxiliar sua empresa a elaborar a Análise Preliminar de Riscos, protegendo e proporcionando uma maior segurança para seus funcionários. Entre em contato conosco!

2 Comentários

Post A Comment