Entenda a diferença entre NR e NBR

Entenda a diferença entre NR e NBR

Uma importante ferramenta na área de Saúde e Segurança do Trabalho são as normas. No Brasil, utilizamos dois tipos de normas: as NR (Normas Regulamentadoras) e as NBR (Normas Brasileiras). Apesar de terem siglas parecidas, seu significado e função são totalmente distintas.

As Normas Regulamentadoras são de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e tem como objetivo orientar empregadores e empregados quanto às normas de segurança do trabalho e os equipamentos de segurança exigidos para cada atividade regulamentada. O MTE é responsável pela alteração e edição delas, tornando o cumprimento dos dispositivos nas normas obrigatória pelas empresas, podendo acarretar em multas, embargos ou interdições para as empresas.

Já as Normas Brasileiras são normas técnicas, desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), uma instituição sem fins lucrativos, que atua em diversos campos de padronização de procedimentos. Ao contrário das NRs, as NBRs não são, necessariamente, de cumprimento obrigatório, por serem feitas por uma entidade privada, mas há leis que exigem a aplicação de certas normas técnicas, afim de garantir a qualidade e o bom uso de produtos e serviços.

A EPSSO possui uma equipe de consultores atualizados e capazes de auxiliar sua empresa a se adequar às normas, regulamentadoras ou técnicas, que envolvem a atividade. Entre em contato conosco!

2 Comentários

Post A Comment