20 jun eSocial – Como a plataforma irá mudar a realidade das empresas
O eSocial já é uma realidade no Brasil. Desde sua implementação, muita coisa mudou e muito mais irá mudar em breve.
A partir de julho, todas as empresas, independente do tamanho ou do ramo de atividade, deverão utilizar o eSocial para enviar as informações trabalhistas para o governo. Mas com toda essa mudança, muitas perguntas surgiram e deverão surgir.
As empresas em geral, tem uma cultura de enxergar a segurança e saúde do trabalho como algo desnecessário, um custo para empresa em uma área que não agregaria valor ao serviço ou produto. Mas essa noção é obviamente equivocada e só traz prejuízos para trabalhadores e empresas.
Infelizmente, uma boa porção dos empregadores não seguiam as leis e negligenciavam as questões de saúde e segurança do trabalho, não realizando os exames médicos relacionados aos riscos; não realizando treinamentos indicados nos cronogramas; deixando programas sem avaliações ambientais; comprando EPIs sem orientação técnica e de qualidade duvidosa, ignorando a necessidade de laudos técnicos. Com a implementação do eSocial, isso deverá ser revisto.
O eSocial não tem como objetivo alterar ou acrescentar leis, sejam elas trabalhistas, previdenciárias ou fiscais. Sua função é criar um meio fácil e completo para que as informações sejam declaradas, dispensando o uso de dezenas de papéis que seriam enviados para diferentes agências.
Isso significa que as informações previdenciárias, fiscais e trabalhistas da empresa deverão ser transmitidas ao governo através de um único canal. Além de exigir que todos os campos sejam preenchidos, dificultando qualquer negligência por parte das empresas, representando o fim da cultura das empresas que citamos no início desse texto.
O eSocial irá criar um grande banco de dados de informações, onde todas as agências fiscalizadoras, incluindo Ministério do Trabalho, Receita Federal e Previdência Social, poderão acessá-lo, viabilizando a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas e criando uma maior segurança jurídica, diminuindo o risco de sonegação por parte das empresas, especialmente aquelas que buscam atalhos para diminuir gastos.
Todos os serviços prestados pela EPSSO estão em conformidade com o que é exigido pelo eSocial. Temos uma consultoria especializada e multidisciplinar pronta para auxiliar sua empresa e a se adequar a plataforma. Todas as empresas serão obrigadas a utilizar o eSocial a partir de 1º de julho. Entre em contato conosco!
No Comments