Os Benefícios da Psicologia Ocupacional

Os Benefícios da Psicologia Ocupacional

Cada vez mais ouvimos falar da importância da saúde emocional, mas é imprescindível reforçar que a saúde não é ausência de doença, e sim um direito exercido pelo homem de viver bem e com qualidade de vida. Além disso, a palavra saúde ainda remete muito ao corpo físico dos indivíduos, fazendo muitas pessoas esquecerem-se de um dos fatores mais importantes para o bem estar: a saúde emocional.

É fato que uma a saúde de uma empresa é sinônimo da saúde daqueles que trabalham nela, e muitas empresas vêm se adaptando, finalmente, em prol disso. Ambientes de trabalho sendo adequados, móveis e equipamentos recebendo alterações em prol da ergonomia, jornadas de trabalho mais flexíveis e uma cultura de maior confiança e liberdade são apenas algumas das ações que algumas empresas vêm tomando para ser tornarem mais humanas, seguindo o modelo contemporâneo dos empreendimentos.

Porém, muitas empresas, principalmente as grandes, ainda pecam quanto ao controle e atenção aos seus funcionários. Com foco voltado para metas e resultados, muitas vezes a parte humana é deixada de lado e quem sofre as consequências são os funcionários, que trabalham esgotadamente. E o mais irônico, é que, obviamente, isso acaba refletindo em danos e prejuízos para a empresa, que tem que arcar com licenças e indenizações.

Leia mais sobre Depressão no Trabalho e Doenças Crônicas Não Transmissíveis.

A Psicologia Ocupacional

Dentro da vasta área que é a de Saúde Ocupacional, que é a preocupação com o conjunto entre bem estar físico, mental e social do trabalhador, a Psicologia Ocupacional é o segmento que tem foco na saúde mental do trabalhador.

O estudo da psicologia voltado para o contexto do ambiente ocupacional também pode ser chamado de psicologia organizacional, e tem como objetivo não só a identificação, prevenção e tratamento das doenças psicológicas, mas também o importante papel da conscientização sobre elas. São muitas as variáveis psicológicas que podem colaborar para o desenvolvimento de uma patologia nesta área e é muito importante que os trabalhadores consigam identificar quando há sinais delas.

Vale reforçar também que o Psicólogo Ocupacional não trata apenas de questões do trabalho, uma vez que muitas das causas dessas doenças tem um fundo emocional que não necessariamente está só ligado ao trabalho. O papel deste profissional é elaborar estratégias que auxiliem o funcionário a realizar-se não só profissionalmente, mas na vida pessoal também, afinal, o envolvimento entre os dois é muito claro.

Muitas pessoas sofrem com a falta de planejamento de carreira ou mesmo insatisfação da posição em que ocupa, mas sem saber qual é o melhor caminho para percorrer. Além disso de auxiliar nisso, o psicólogo ocupacional pode também ajudar o trabalhador a potencializar seus pontos positivos dentro do ambiente profissional, além de trabalhar nos pontos negativos, resultando numa melhora no rendimento do indivíduo dentro de sua jornada de trabalho.

Os Benefícios da Psicologia Ocupacional

Com a preservação e melhora da saúde mental dos funcionários, tanto empresa quanto trabalhadores são beneficiados. Alguns dos fatores que contribuem para isso são:

  •         Melhora no desempenho e rendimento;
  •         Redução de estresse;
  •         Redução na ocorrência de doenças emocionais;
  •         Redução da ocorrência de outros tipos de doenças;
  •         Melhora na satisfação de funcionários e clientes;
  •         Melhora no relacionamento dos diferentes níveis de hierarquia;
  •         Melhora na atenção, memória e concentração;
  •         Melhora na qualidade de mão de obra;
  •         Redução da turn over (rotatividade) e absenteísmo (taxa de faltas);
  •         Redução de gastos com licenças e indenizações;
  •         Redução de gastos com treinamentos de novos funcionários e processos seletivos;
  •         Melhora na imagem da empresa;

Deu pra ver que a saúde mental do trabalhador é um dos principais fatores que contribuem para o sucesso de uma empresa, certo? Se você tem dúvidas ou precisa de consultoria em serviços de saúde e segurança ocupacional, entre em contato conosco no telefone (19) 3579-4812.

 

No Comments

Post A Comment