Pra que serve o teste de Audiometria Tonal e Vocal

Pra que serve o teste de Audiometria Tonal e Vocal

 

Um dos exames mais importantes que a EPSSO realiza é o exame de Audiometria.  Este tipo de exame serve para avaliar a capacidade auditiva de uma pessoa tendo como foco a detecção de alterações, perda ou reduções na audição

Quando é necessário

Alguns ambientes de trabalho apresentam um alto nível de ruído, sendo imprescindível o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para a preservação da audição. O protetor auricular é um simples, porém, extremamente importante equipamento que jamais deve ser subestimado, pois representa grande proteção a uma estrutura tão sensível, o ouvido.

Caso o ambiente ocupacional apresente níveis de pressão sonora elevados, é necessário que o exame seja feito no admissional, repetido após 6 meses, periodicamente,de acordo a norma regulamentadora NR7, assegurando a saúde auditiva dos funcionários. Além disso, no caso de processos judiciais trabalhistas que envolvam questões como insalubridade ou a saúde do profissional, este tipo de exame é importante e pode ser usado como prova judicial.

Tipos de Audiometria

Existem dois tipos diferentes de exames audiométricos:

  • Audiometria Tonal

A audiometria tonal é um exame que avalia a capacidade auditiva do indivíduo através de estímulos acústicos. Esses estímulos são transmitidos por um fone de ouvido e um vibrador sonoro. Por ser um exame subjetivo o paciente deverá indicar ao examinador, através de um gesto, todas as vezes em que perceber o som. Através do exame classifica-se a audição como normal ou, em caso de perda auditiva, o seu tipo e grau.

  • Audiometria Vocal

Também chamada de logoaudiometria  (SRT + IRF), é um exame de grande importância na avaliação da audição e tem por objetivo detectar o limiar de recepção e do índice de reconhecimento da fala do indivíduo. É um teste que ajuda o profissional a avaliar a capacidade do paciente para compreender a fala. Através de fones o paciente ouve palavras que deverá repetir.

 

Caso necessário nossos profissionais encaminham os colaboradores ao especialista (otorrinolaringologista) para maiores avaliações, solicitações de exames mais complexos, para a conduta e conclusão de laudos.

A EPSSO realiza exames de Audiometria Vocal, Audiometria Tonal e Qualidade Vocal. Para maiores informações ou agendamento de exames entre em contato no e-mail exames@epsso.com.br ou telefone (19) 3579-4912.

No Comments

Post A Comment