Entenda o que são DCNTs

Entenda o que são DCNTs

Doenças crônicas são aquelas que possuem um longo período de latência e evolução, além de causas multifatoriais e, muitas vezes, efeitos irreversíveis que potencialmente levam a invalidez e diferentes graus de incapacidade, ou até o óbito. As DCNT, sigla para um grupo conhecido como Doenças Crônicas Não Transmissíveis, são aquelas doenças crônicas que não são causadas por vírus, bactérias ou fungos, e não são transmitidas de um paciente para outro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é crescente o número de casos registrados de DCNTs provenientes de causa ocupacional, o que serve de alerta para a necessidade de ações para o cuidado da saúde integral dos trabalhadores. Aproximadamente 82% das causas de mortes por doenças crônicas estão relacionadas com patologias cardiovasculares, neoplasias, doenças respiratórias crônicas e diabetes, sendo que 42% do número total de óbitos registrados são prematuros, ou seja, antes dos 70 anos.

Dentro do ambiente de trabalho, as DCNTs contribuem para o aumento na taxa de faltas não programadas, perda de produtividade e até aposentadoria precoce. Segundo pesquisa feita pela organização Brazil Council, em 2015, estima-se que até 2030,quase 40% da população economicamente ativa (PEA) sofrerá impacto de algum tipo de DCNT, o que pode resultar numa perda de 8,7% do PIB brasileiros, equivalente a aproximadamente R$650 Bilhões. Tais dados são alarmantes e requerem atenção tanto do governo como das empresas e trabalhadores, sendo necessária a busca por medidas urgentes de cuidado com a saúde da população, e principalmente dos trabalhadores.

Desde 2013, a OMS promove ações com o fim de intervir contra os principais fatores de riscos, e alerta que as principais causas das DCNTs podem ser evitadas e controladas. Alguns exemplos são:

  • Tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Alcoolismo;
  • Hipertensão;
  • Obesidade;

 

O fato é que é de extrema importância que o governo, tal como as empresas, implementem ações com o foco na prevenção de tais doenças, promovendo informações pertinentes a fim de garantir a saúde integral da população e dos trabalhadores. Segundo artigo publicado no site Copenhagen Consensus, organização em prol da saúde mundial, para cada dólar investido em ações de prevenção e tratamento das DCNT, economiza-se cerca de US$9 de gastos relacionados com as mesmas.

Cabe às empresas promover ações para manter seus funcionários motivados, saudáveis e satisfeitos, preocupando não só com o bem estar físico dos mesmos, mas também mental e sócia, pois trabalhadores saudáveis resultam em uma empresa saudáveis e bons resultados, além de impactar na diminuição dos curtos com assistência médica.

A EPSSO possui soluções completas na área de Saúde e Segurança do Trabalho, incluindo palestras e workshops sobre prevenção e controle de doenças ocupacionais. Para mais informações entre em contato conosco.

No Comments

Post A Comment