04 jan Como funciona o Exame do Cabelo (toxicológico) para Motoristas
Como funciona o Exame do Cabelo?
O Exame do Cabelo é a única tecnologia capaz de detectar o uso constante de substâncias psicoativas com uma visão retroativa mínima de 90 dias. O teste identifica hábitos e costumes em relação ao eventual consumo de drogas.
Através do Exame do Cabelo, uma grande variedade de substâncias pode ser identificada, incluindo, mas não limitando-se, as anfetaminas, cocaína, maconha e opiáceos.
A análise bioquímica é feita através de uma pequena amostra de cabelos ou pelos do corpo. Esse material é suficiente para a realização do teste. O procedimento da coleta não afeta a estética do motorista e é indolor, não invasivo e não contagioso.
O prazo estimado para obter o resultado do exame do cabelo varia entre 10 a 20 dias, de acordo com a região do país em que a coleta foi feita. Em Campinas/SP, por exemplo, nossa sede, o prazo é de 13 dias corridos.
Vantagens:
- Ampla janela de detecção: possui uma janela de detecção mínima de 90 dias para o uso repetitivo de drogas.
- Maior eficácia: possui maior capacidade de detecção (índice de positividade) de substâncias psicoativas, quando comparado com qualquer outro método.
- Procedimento muito simples: a coleta do material não é invasiva nem contagiosa, não prejudica a estética do candidato e é indolor.
- Detecção de grande variedade de drogas psicoativas: maconha e derivados, cocaína e derivados, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína: “ecstasy” (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.
Excepcionalmente, para garantir a fidedignidade do exame o laboratório poderá rejeitar a amostra e solicitar que o motorista dirija-se para nova coleta ou complementação de dados necessários a garantia da cadeia de custódia, o que poderá alterar, para mais, o prazo estimado acima.
Principais dúvidas:
O exame testa álcool?
Não será testado concentração de álcool no cabelo.
Quanto tempo acusa o uso da droga?
O exame faz uma análise retroativa de 90 dias, podendo se estender por até 180 dias.
Como é o processo de coleta?
Serão coletadas pequenas amostras de cabelos ou pelos do corpo. Caso você não tenha o mínimo de 4 centímetros de cabelo da raiz até a ponta, será necessário que a coleta seja de pelos do corpo.
Em caso de pouco pelo/cabelo, posso fazer exame de sangue/ urina/ saliva?
Não. Caso você seja portador de alguma doença que afete o crescimento de cabelos ou pelos pelo corpo, como Alopécia Universal (doença dermatológica), poderá solicitar, mediante comprovação médica, que o seu exame seja feito a partir de amostras das suas unhas.
É necessário agendar o meu exame?
Sim, através do e-mail: atendimento@epsso.com.br ou telefone: 19 3295.9177 / 3579.4812
Quais são os documentos necessários para realizar coleta?
Compareça ao ponto de coleta escolhido portando um documento de identificação com foto e seu CPF. Indica-se trazer a CNH.
Quais são as formas de pagamento?
Você tem a opção de fazer o pagamento com boleto bancário, dinheiro ou depósito/transferência bancária.
Qual o prazo de validade do laudo?
O laudo tem validade de 60 dias a partir da data da coleta.
Se eu incluir categoria de moto (A), preciso realizar o exame?
Sim, a adição de categoria (A) necessita do exame, pois é considerada como uma renovação da sua carteira C, D ou E.
Lembramos a todos da Região Mtropolitana de Campinas que nossa uniidade de Atendimento de Campinas está realizando esse exame de segunda à sexta-feiras, entre 8:00hs 12:00 hs. Basta ligar e agendar,
Estaremos à disposição de todos em caso de dúvidas.
No Comments